Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jardim sensorial

Sinestesia


Dentre os vários tipos de jardins possíveis de serem feitos, um se destaca por seu caráter democrático, o jardim sensorial. Trata-se de uma área verde para todos da família.





O jardim sensorial possibilita que todas as pessoas, mesmo aquelas com limitações visuais, auditivas ou motoras, possam apreciá-lo, já que é pensado para aguçar todos os sentidos:



•Tato - através da textura das folhas, flores e troncos das plantas.


•Audição - através dos sons da natureza, pássaros, vento na folhagem e quedas d'água.


•Visão - através da beleza das cores e texturas das árvores, arbustos e flores.


•Olfato - através do aroma das plantas, árvores, frutas e flores.


•Paladar - através dos sabores das frutas e ervas.


 
Como planejar um jardim sensorial
 
Para a confecção do jardim sensorial, é preciso caprichar nos aromas, texturas, sabores, formas e sons, que através das espécies adequadas transmitirão sensações agradáveis e de relaxamento àqueles que se aproximarem da área ajardinada da casa.







O conceito de acessibilidade é muito importante no planejamento de um jardim sensorial, portanto, cuide para que o caminho para o jardim seja seguro e de acesso facilitado com corrimãos, sem desníveis e com a substituição de escadas por rampas. Também devem ser previstas áreas com bancos que possibilitem a contemplação do jardim.






Outra vantagem do jardim sensorial é usar a criatividade conforme seu gosto pessoal para ir incorporando ao paisagismo elementos de decoração como elementos de madeira (dormentes) ou cantaria (pedras, esculturas), sinos, mensageiros do vento, esculturas e souvenirs, sempre considerando as experiências sensoriais que tais elementos possam acrescentar à natureza.


 
Elementos para compor o jardim sensorial


Embora a natureza por si só já proporcione relaxamento, algumas espécies são mais adequadas ao paisagismo dos jardins sensoriais por possuírem especificidades capazes de estimular ainda mais os sentidos.







•Audição: fontes e pingadeiras d'água, que aguçam as sensações dos usuários dos jardins, quer sejam públicos ou residenciais. As árvores frutíferas também são ótimas opções porque atraem pássaros e sua bela cantoria.


•Olfato: Jasmim, alfazema, lavanda, mirra, sândalo, alecrim, dama da noite, gardênia, lírios brancos.


•Tato: Kalanchoe, rosa de pedra e outras suculentas.


•Paladar: Manjericão, alecrim, laranjeira, pitanga, romã, kinkã e demais frutíferas.


•Visão: florais exercem maior impacto visual quando agrupadas em um único canteiro de cada espécie.


Opte por violetas, maria-sem-vergonha, íris, bromélias, lantanas, sálvias vermelhas, lírios amarelos, agapantos, moréias. Plantas esculturais como as palmáceas e as coníferas (tuias) também são presentes para os olhos.






Depois de decorar seu jardim sensorial agrupando esses elementos e espécies num desenho harmônico, basta convidar todos a desfrutarem da paz e do relaxamento que a natureza pode oferecer.






Harmonize seu jardim com o Feng shui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário