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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jardins portáteis


Hoje é o Dia da Árvore. Para celebrar data tão importante, preparamos três matérias relacionadas ao tema que vão entrar ao longo do dia. A primeira é esta aqui! Divirta-se.

Se falta espaço em meio ao concreto urbano para que novas árvores sejam plantadas, a solução é trazer o jardim pronto, para que apenas seja instalado. Parece estranho? Mas foi essa a solução que o prefeito de São Francisco encontrou para dar continuidade ao programa urbanístico “Street Life Plan”, de melhoria dos espaços públicos e de convivência da cidade.
 Graças à iniciativa, brilhantes contêineres vermelhos com assentos embutidos, repletos de vegetação exótica e frondosas samambaias, vêm aparecendo no centro da cidade Americana.
 
Os conceituais “Parkmobiles”, ou na tradução livre algo como “Parques Móveis”, foram criados pela empresa Conger Moss Guillard (CMG), especializada em arquitetura paisagística, para desenvolver uma identidade social e utilizar espaços públicos antes negligenciados. Segundo divulgado no site Inhabitat, o projeto dos jardins móveis foi batizado de “Yerba Buena Street Life Plan”.
Os assentos Yerba Buena são instalados com a ajuda de caminhões e convidam passantes e vizinhos a sentarem por alguns momentos à sombra das plantas, para presenciar o local e o movimento ao redor. O momento de descanso também pode ocorrer justo no espaço de uma vaga de estacionamento.


Os seis jardins móveis disponibilizados até agora estão “autorizados” a tomar o lugar de vagas para carros, temporariamente. A ideia é trazer mais espontaneidade e natureza a espaços tomados por asfalto e concreto. A iniciativa americana lembra o movimento internacional Vaga Viva, ou PARK (ing) Day, surgido em 2004 na mesma São Francisco, que promove a “humanização” de uma vaga de carro, propondo que pessoas ocupem e convivam no espaço por um período “simbólico” de tempo.

O objetivo dos artistas que iniciaram o movimento foi mostrar à sociedade como os carros nos grandes centros urbanos tendem a ocupar uma área cada vez maior, em detrimento dos espaços de lazer necessários ao convívio social. No Rio de Janeiro, por exemplo, o programa foi iniciado em 2006 pela Oscip Transporte Ativo durante o Dia Mundial sem Carro (celebrado amanhã) e sempre desperta a atenção de pedestres que passam pelo local.
Iniciativa Vaga Viva clicada na Rua Senador Dantas, no Centro do Rio de Janeiro

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