- Nome científico: Hyacinthus spp.
- Também conhecida por: Jacinto, jacinto-holandês, jacinto-comum, jacinto-de-jardim, hiacinto-de-jardim, hiacinto
- Família: Liliaceae
- Plantar: Outono
- Floresce: Primavera
- Semear bolbos: 15-20 cm de distância, 10-15 de profundidade
- Altura: 20 -45 cm
- Originária: África (Médio Oriente,), Europa (Mediterrâneo) e Ásia (Ásia Menor).
- Prefere: semi-sombra ou sol indirecto ou difuso
- Regas: frequentes mas evitar a acumulação de humidade
- Aprecia: solos soltos, drenáveis e húmidos
- Não tolera: geadas
- Ciclo: perene bulbosa
- Multiplica-se por: divisão de bolbos
- Devem-se escolher bolbos duros e sem sinais de podridão (manchas, bolor etc.)
- Plantar com o ápice do bolbo para cima
- Ideal para: canteiros, maciços, bordaduras, floreiras, vasos, corte e planta de interior
- Como planta de interior deve-se "colocar num recipiente, carvão vegetal ou casca de pinheiro, uma colherzita de sal comum e encher com água. Colocar o bolbo do jacinto de modo a que só as raízes fiquem em contacto com a água, evitando molhar o bolbo. Durante os primeiros 10-15 dias deve-se colocar num local escuro para que depois floresça. A água deve ser mudada a cada 15 dias." In Jardimcentro
- Flor aromática
- Deve-se retirar os bolbos da terra após as flores secarem, e secá-los guardando-os num ambiente muito fresco, entre 4 a 10ºC. Assim sendo recomenda-se guardá-los no frio do frigorífico.
- O jacinto é uma planta que esgota o solo em que se encontra. Daí o ideal é mudar a terra destas flores, adubar bem, especialmente na época de floração, não deixar os bolbos nos mesmos vasos de ano para ano, rotando-os de local.
- Hoje em dia, estas flores de corte são vendidas com raiz para prolongar a floração. Apenas se deve lavar bem as raízes.
- O nome Jacinto advém da mitologia grega que o identifica como um amigo de Apolo, um dos seus favoritos. Num dia, jogando ao disco, o jovem prossegue o disco lançado de Apolo, mas Zéfiro, outro apaixonado de Apolo, enciumado, desvia a trajectória do disco e este atinge mortalmente Jacinto. Apolo impotente em ajudá-lo decide que seu nome será perpetuado em seus cânticos e do sangue caído do jovem desfalecido, ao cair na terra, nasce uma bela flor. Não se sabe, no entanto se a flor mencionada será de facto o jacinto, como a conhecemos hoje, ou outra.
- Significado: "Afecto"; Jacinto-Azul:"Constância"; Jacinto-Branco: "Formosura discreta"; Jacinto -Púrpura: "Mágoa"; Jacinto- Silvestre"Jogos Perigosos" In. GREENAWAY, Kate: A Linguagem das flores, Círculo de Leitores, 1977
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Jacinto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário