Hoje é o Dia da Árvore. Para celebrar data tão importante, preparamos
três matérias relacionadas ao tema que vão entrar ao longo do dia. A primeira é
esta aqui! Divirta-se.
Se falta espaço em meio ao concreto urbano para que novas árvores sejam
plantadas, a solução é trazer o jardim pronto, para que apenas seja instalado.
Parece estranho? Mas foi essa a solução que o prefeito de São Francisco
encontrou para dar continuidade ao programa urbanístico “Street Life Plan”, de
melhoria dos espaços públicos e de convivência da cidade.
Graças à iniciativa, brilhantes contêineres vermelhos com assentos
embutidos, repletos de vegetação exótica e frondosas samambaias, vêm aparecendo
no centro da cidade Americana.
Os conceituais “Parkmobiles”, ou na tradução livre algo como “Parques
Móveis”, foram criados pela empresa Conger Moss Guillard (CMG), especializada
em arquitetura paisagística, para desenvolver uma identidade social e utilizar
espaços públicos antes negligenciados. Segundo divulgado no site Inhabitat, o
projeto dos jardins móveis foi batizado de “Yerba Buena Street Life Plan”.
Os assentos Yerba Buena são instalados com a ajuda de caminhões e
convidam passantes e vizinhos a sentarem por alguns momentos à sombra das
plantas, para presenciar o local e o movimento ao redor. O momento de descanso
também pode ocorrer justo no espaço de uma vaga de estacionamento.
Os seis jardins móveis disponibilizados até agora estão “autorizados” a
tomar o lugar de vagas para carros, temporariamente. A ideia é trazer mais
espontaneidade e natureza a espaços tomados por asfalto e concreto. A
iniciativa americana lembra o movimento internacional Vaga Viva, ou PARK (ing)
Day, surgido em 2004 na mesma São Francisco, que promove a “humanização” de uma
vaga de carro, propondo que pessoas ocupem e convivam no espaço por um período
“simbólico” de tempo.
O objetivo dos artistas que iniciaram o movimento foi mostrar à
sociedade como os carros nos grandes centros urbanos tendem a ocupar uma área
cada vez maior, em detrimento dos espaços de lazer necessários ao convívio
social. No Rio de Janeiro, por exemplo, o programa foi iniciado em 2006 pela Oscip
Transporte Ativo durante o Dia Mundial sem Carro (celebrado amanhã) e sempre
desperta a atenção de pedestres que passam pelo local.
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